Chamada para trabalhos / Call for papers

IV Congresso Internacional da Rede Europeia de Brasilianistas de Análise Cultural (REBRAC)

Universidade de Oxford (Oxford, Reino Unido), sexta-feira e sábado, 20–21 de março de 2020

REBRAC (Rede Europeia de Brasilianistas de Análise Cultural https://rebrac.net) convida pesquisadores interessados em pesquisa interdisciplinar e troca com pesquisadores de áreas afins dentro dos estudos brasileiros a participar do nosso congresso planejado para 2020.

// Para inglês veja abaixo // For English version see below //

  O País do Futuro/O Futuro do País 

  

Convidados Confirmados: Anderson França (autor de Rio em Shamas, ativista, empreendedor social); Gabriel Mascaro (cineasta e diretor de Divino Amor); Juliana Gragnani (jornalista da BBC Brasil)

Chamada para Trabalhos:

Em 1941, Stefan Zweig declarou o Brasil o “país do futuro”, uma previsão que é lembrada regularmente sempre que o lugar do Brasil no cenário mundial parece começar a mudar. Escritores brasileiros sempre dialogaram com o futuro, desde O Imortal (1882), de Machado de Assis, e O Presidente Negro (1926), de Monteiro Lobato, ambientado em 2228, até os mundos imaginados por Roberto Sousa Causo e Nelson de Oliveira. De maneira análoga, cineastas tentaram retratar um futuro Brasil: do experimento cinemanovista Brasil Ano 2000 (1969), de Walter Lima Jr., até o Brasil distópico criado por Gabriel Mascaro em Divino Amor (2019).

Nosso objetivo é analisar como os brasileiros olharam adiante em momentos do passado, além de considerar como os brasileiros de hoje enxergam o futuro. Que narrativas são construídas? Em que topoi da cultura brasileira elas são baseadas, se é que são? O que isso significa para as vidas diárias dos brasileiros? Como são representadas essas práticas, por exemplo, na mídia, no cinema e na literatura? Que valores morais ou éticos estão em jogo?

Alguns dos tópicos considerados podem incluir:

– Previsões e premonições na cultura brasileira

– Ficção científica e ficção especulativa (literatura, cinema, televisão, graphic novels)

– Modernismo

– Clássicos e reinvenções da identidade nacional

– Desafios para a democracia

– Mudanças legais, sociais, ecológicas, midiáticas e/ou linguísticas

– Diversidade em risco

– Raça e etnia

– Vozes indígenas

Comunicações de 20 minutos, em português ou inglês.

Favor enviar resumos de até 200 palavras e informações pessoais do palestrante (aproximadamente 50 palavras) aos organizadores: rebrac2020@gmail.com até 1º de novembro de 2019. Favor incluir título da apresentação, nome e filiação do palestrante junto com o resumo.

E-mails de aceite serão enviados até 15 de novembro de 2019.

Organizadores: Dr Claire Williams (Oxford), Dr Gui Perdigão (Oxford), Ms Georgia Nasseh (Oxford)

IV REBRAC International Congress – CfP Flyer Portuguese

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IV International Conference of the European Network of Brazilianists Working in Cultural Analysis (REBRAC)

University of Oxford (Oxford, United Kingdom), Friday and Saturday, 20–21 March 2020

REBRAC (European Network of Brazilianists Working in Cultural Analysis https://rebrac.net) invites researchers interested in interdisciplinary scholarship and exchange with colleagues working in the field of Brazilian studies to participate in our upcoming 2020 conference.

 

The Country of the Future/The Future of the Country

Confirmed Guests: Anderson França (author of Rio em Shamas, activist, social entrepreneur); Gabriel Mascaro (filmmaker and director of Divino Amor); Juliana Gragnani (journalist at BBC Brasil)

Call for Papers:

In 1941, Stefan Zweig declared Brazil the “country of the future”, a prediction that is recalled regularly whenever Brazil’s place on the world stage seems to be shifting. Brazilian writers have always dialogued with the future, from Machado de Assis’s O Imortal (1882) and Monteiro Lobato’s O Presidente Negro (1926), set in 2228, to the worlds imagined by Roberto Sousa Causo and Nelson de Oliveira. Likewise, filmmakers have attempted to portray a future Brazil: from the Cinema Novo experiment of Walter Lima Jr.’s Brasil Ano 2000 (1969) to the dystopian Brazil created in Gabriel Mascaro’s Divino Amor (2019).

Our objective is to look at how Brazilians have looked forward in the past, but also to consider how present-day Brazilians see the future. What narratives are constructed? On what topoi of Brazilian culture, if any, are these based? What does this mean to the daily lives of Brazilians? How are these practices represented, for example, in media, film and literature? What moral or ethical values are at stake?

 

Some of the topics considered might include:

– Predictions and premonitions in Brazilian culture

– Science fiction and speculative fiction (literature, film, television, graphic novels)

– Modernism

– Classics and reinventions of national identity

– Challenges to democracy

– Legal changes, societal changes, ecological changes, media changes and/or linguistic changes

– Diversity at risk

– Race and ethnicity

– Indigenous voices

 

Papers should be 20 minutes in length, in English or Portuguese.

Please submit abstracts of max 200 words and a short bio of approximately 50 words to the conference organisers at: rebrac2020@gmail.com by 1 November 2019 for full consideration. Please include title of paper, your name and institutional affiliation with your abstract.

Acceptance will be confirmed by 15 November 2019.

Organisers: Dr Claire Williams (Oxford), Dr Gui Perdigão (Oxford), Ms Georgia Nasseh (Oxford)

IV REBRAC International Congress – CfP Flyer English